quarta-feira, 24 de agosto de 2011

18 Mitos sobre o seu Cabelo







Qualquer mulher que goste de se cuidar dedica algum tempo ao seu cabelo. Sendo esta tarefa bastante difícil para algumas mulheres, deixamos aqui algumas dicas e desvendamos alguns mitos que deve ter em conta para tentar que o seu cabelo fique o mais bonito e saudável possível.




1. Lavar a cabeça todos os dias estraga a raiz dos cabelos e provoca a sua queda?

Mito. A lavagem diária do cabelos não prejudica o couro cabeludo ou os bulbos capilares. Os fios de cabelo que muitas vezes caem durante a lavagem ou quando se escova, cairiam de qualquer forma como parte do processo normal de renovação.

2. Lavar a cabeça com água quente provoca queda de cabelo?

Mito. No entanto,  pessoas que sofram dermatite seborréica devem evitar a água quente, pois estimula a produção de oleosidade podendo favorecer a queda de cabelo.

3. Caspa é sinal de sujidade?

Mito. A caspa é um dos sintomas da dermatite seborréica, e não significa que as pessoas sigam maus hábitos de higiene.

4. Seborréia e caspa não têm cura?

Mito. Não existe medicação que elimine definitivamente a caspa ou a seborréia, mas a doença pode ser mantida sob controlo, conseguido-se a cura clínica através do uso de certos medicamentos.

5. Usar chapéu ou boné provoca queda de cabelo?

Mito. O uso de chapéu ou boné não provoca queda de cabelo mas pode, em casos de uso excessivamente prolongado, agravar condições como a dermatite seborréica, favorecendo a queda de cabelo.

6. Condicionadores ou amaciadores podem causar a queda de cabelo?

Mito. Em pessoas sem tendência à queda de cabelo o uso de condicionador ou amaciador não implica a queda de cabelo. No entanto, pessoas diagnisticadas com dermatite seborréica e queda de cabelo, deve evitar-se que o condicionadorou amaciador entre em contato com o couro cabeludo, aplicando-o superficialmente pois, nestes casos, o produto pode agravar a dermatite seborréica e favorecer a queda de cabelo.

7. Pintar o cabelo frequentemente pode estragar o cabelo?

Verdade. O uso continuado de produtos químicos para o tingimento do cabelo pode afectar as hastes do cabelo provocando perda de brilho, resistência e flexibilidade.

8. Pintar o cabelo frequentemente provoca queda de cabelo?

Mito. O uso de tinta afecta a haste do fio de cabelo, não interferindo com a raiz do cabelo, responsável pelo seu crescimento.

9. Lavar o cabelo durante a menstruação faz mal ao cabelo ou à saúde?

Mito. Não há qualquer  problema para a saúde emlavar o cabelo durante a menstruação.

10. Cortar o cabelo estando a cabelereira na menstruação deixa o cabelo grosso e sexo, provoca queda acentuada ou até altera o cabelo de liso para ondulado ou vice-versa?

Mito. Não existe qualquer fundamento para este facto e esta afirmação deve-se apenas a folclore. Cortar o cabelo não influencia o seu crescimento nem provoca a sua alteração de ondolusidade, independentemente da mulher estar ou não na fase de menstruação.

11. Cortar as pontas dá força ao cabelo?

Mito. Esta crença é mais uma vez originária do que dizia o povo e provém da analogia com a poda das plantas. A diferença é que as plantas crescem pelas pontas, que são vivas. Os fios de cabelos nascem e crescem a partir da sua raiz. As pontas são por isso mortas e o corte não afecta minimamente com o crescimento do cabelo.

12. Os cabelos cortados durante a época da lua cheia e crescente crescem mais?

Mito. Pela mesma razão do ponto anterior. O corte dos fios de cabelo, compostos por células mortas, não afecta minimamente com o crescimento do cabelo.

13. Parto com anestesia provoca posterior queda de cabelo?

Mito. Não é a anestesia a causa de queda de cabelo mas sim próprio parto (ou outro tipo de stress físico ou emocional) que pode provocar uma queda intensa de cabelo nos meses subsequentes ao parto. Chama-se eflúvio telógeno e estes fios de cabelo voltarão a crescer normalmente passado algum tempo.

14. Juntar anticoncepcional no shampoo faz o cabelo crescer mais rápido?

Mito. O uso de hormonas femininas não faz o cabelo crescer mais rápido pois a absorção de hórmonas pelo cabelo, caso ocorra, será mínima.

15. Pintar o cabelo desde cedo favorece o aparecimento de cabelos brancos?

Mito. Nada que se faça directamente na haste do fio de cabelo modificará a sua formação, que ocorre a partir da raíz. O que acontece em muitos casos é que as pessoas com predisposições hereditárias para o surgimento de cabelos brancos, começam a pintar o cabelo mais cedo.

16. Não secar o cabelo depois do banho faz cair o cabelo?

Mito. Não secar o cabelo não provoca a sua queda.

17. Calvície tem tratamento?

Verdade. Existem hoje em dia tratamentos com resultados significativos para interromper a queda de cabelo e, até mesmo, reverter a sua queda e fazê-lo crescer novamente.

18. Arrancar 1 fio de cabelo branco faz nascer dois no lugar?

Mito. Quando os fios de cabelo começam a ficar brancos, o processo ocorre gradualmente e outros fios de cabelo branco vão aparecendo. Independentemente da pessoa arrancá-los ou não, eles irão aparecer de qualquer forma.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...